A importância da troca de experiências, da integração e da ação conjunta entre as diversas áreas, a fim de garantir melhor assistência ao paciente é o tema central do “I Seminário Integrado de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no contexto hospitalar: tecendo redes de ações”, realizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Para a coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional (TO), Ana Cristina Brito, é fundamental agregar experiências teóricas e práticas e conhecer o trabalho realizado e ações desenvolvidas em outras cidades e outros estados para fortalecer a rede de assistência. “Pensamos este evento, em especial a construção de uma rede de ações, com essa ideia”, argumentou, ressaltando o benefício do trabalho integrado para os profissionais das áreas de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia.

Na solenidade de instalação do seminário, o presidente do Conselho Regional de Fisioterpia e Terapia Ocupacional (Crefito) José Roberto Borges, falou sobre as responsabilidades, direitos e deveres dos profissionais das duas categorias. Entre os deveres, ele destacou o conhecimento dos aspectos éticos, que são inerentes às profissões da política de saúde do país. “Os profissionais devem se preocupar com sua inserção nessa política. A preocupação com a profissão não passa só pelo emprego”, avaliou, ressaltando que o Conselho está sempre “com as portas abertas para a discussão e o esclarecimento necessários”.

Representando o diretor-geral, Paulo Barbosa, o diretor Administrativo do HGRS, Lerley Clemant Ladeia, observou que a multidisciplinaridade tem sido alvo de muita atenção, dentro do Hospital Roberto Santos, para a qualidade na assistência.
“Temos buscado essa qualificação, porque só através da pesquisa e do conhecimento científico podemos melhorar a atenção aos usuários de nossos serviços de saúde”, afirmou. Para Ladeia, a ação multidisciplinar, dentro de uma visão sistêmica e de rede, repercute no fortalecimento da integralidade e universalidade do acesso à saúde, que são os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS).