O delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, vai designar representantes da instituição para integrar o comitê gestor, a ser criado pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), com o objetivo de investigar e coibir a atuação de grupos que vêm promovendo tumultos, brigas e praticando pequenos furtos em shoppings de Salvador.

Integrantes da Polícia Militar e do Tribunal de Justiça também farão parte do comitê gestor, segundo informação repassada ao delegado por superintendentes e outros gestores de shoppings, nesta quinta-feira (14).

O coordenador da Abrasce para o Estado da Bahia, Edson Paggio, e 12 representantes dos shoppings Iguatemi, Salvador, Paralela, Barra, Piedade, Center Lapa e Outlet Center participaram da reunião no gabinete do delegado geral. A delegada geral adjunta, Emília Blanco, também esteve presente

Segundo Edson Paggio, os grupos são formados por adolescentes – alguns menores de 18 anos -, que muitas vezes se comunicam via redes sociais na internet, marcando encontros e definindo os locais onde vão atuar. “Os shoppings não são apenas centros comerciais. São também espaços de lazer e diversão, por onde circulam diariamente cerca de 350 mil pessoas”, constata o coordenador da Abrasce. Segundo ele, os lojistas temem que, nos grupos, estejam infiltradas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e redes de prostituição.

O delegado geral foi informado sobre a rotina dos grupos – dias e horários em que costumam se reunir, o modo de agir, os shoppings preferidos e lojas mais visadas para a prática de pequenos furtos. Um relatório sobre a situação num shopping, que funciona no centro da cidade, contendo fotografias de alguns integrantes dos grupos, também foi entregue a Joselito Bispo.