A Universidade Estadual de Feira de Santana iniciou, nesta segunda-feira (18), as atividades da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com palestra sobre o tema ‘As Opções para a Matriz Energética do Século 21’, proferida pelo professor João de Souza Vianna, da Universidade de Brasília (UnB). O evento, realizado em paralelo ao 15º Seminário de Iniciação Científica da Uefs, prossegue até o próximo domingo (24).

João Vianna apresentou um histórico da produção de energia no Brasil e relatou possibilidades e expectativas para o futuro, citando critérios éticos, econômicos, políticos e sociais “que devem ser considerados e equacionados para a relação da matriz energética com o meio ambiente”. Neste sentido, citou o potencial do Brasil para alternativas como a energia solar. Sobre a energia eólica, destacou que o Vale do São Francisco e o litoral brasileiro apresentam um dos maiores potenciais do mundo.

Em consonância com opiniões de cientistas e políticos de diversos países, Vianna chamou a atenção para o fato de que a água potável será o grande patrimônio da humanidade no século 21. Entre as atividades da 7ª Semana, abertas ao público, estão palestras e conferências, visitação a laboratórios da Uefs, ao Observatório Astronômico Antares e a museus, além da exibição de filmes.

A Uefs concentrou esforços para a participação de alunos da rede pública de ensino e de outros grupos interessados no evento, inclusive oferecendo transporte. A programação geral da Semana está disponível no site da universidade.