Na próxima segunda-feira (18), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai disponibilizar aos seus pesquisadores uma nova ferramenta. Trata-se do Centro de Armazenamento de Dados e Computação Avançada da Uesc (Cacau).

Segundo Adriano Hoth Cerqueira, professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) “o supercomputador “Cacau” é uma solução em computação de alto desempenho, com 160 núcleos de processamento e grande capacidade de cálculo e armazenamento de dados".

O “Cacau” deverá servir de apoio aos pesquisadores e alunos na solução de problemas que envolvam cálculos numéricos complexos, além de prover espaço para armazenar parte de sua produção científica, de forma segura e confiável.

O equipamento será apresentado à imprensa e à comunidade acadêmica no Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB), onde está instalado, às 9h30 e às 10h, no auditório do 5ª andar da Torre Administrativa, quando a equipe que coordenou o projeto fará uma explanação sobre a capacidade do equipamento e os softwares disponíveis. O projeto tem o apoio da FINEP/MCT, através de seus editais infraestruturantes. Clique aqui e veja o site do “Cacau”.