A partir de novembro ficará mais fácil fugir do frio madrileno e curtir o calor da Bahia. Um voo compartilhado entre as companhias aéreas Air Europa e Iberoworld começa a operar no dia 2 de novembro deste ano prosseguindo até abril de 2011, três vezes por semana, em aeronaves Airbus 330, com capacidade para 280 passageiros.

A expectativa é que aproximadamente 15 mil turistas cheguem ao estado por intermédio destes voos. “Já temos seis mil assentos reservados, sem o voo ter entrado em operação. Se seguirmos o ritmo do ano passado teremos, no mínimo, 80% de ocupação, o que é ótimo”, afirma a gerente da Air Europa, Leila Fernandes. Atualmente, a Bahia possui 25 voos internacionais diretos, vindos de Buenos Aires, Miami, Lisboa e Frankfurt.

Para as agências de receptivo, a reconquista do vôo Madri/Salvador é uma vitória para o turismo. “O voo reabre as portas da Bahia para o mercado espanhol”, destaca o diretor da Alameda Turismo, agência responsável pelo receptivo, Pedro Costa.

Neste ano, a Bahiatursa apoiou três grandes eventos no mercado espanhol – o Carnacelona com Durval Lélis, o Festival Gastronômico em Madri e o Brazilian Day, com Carlinhos Brown. De acordo com a presidente da empresas, Emília Salvador Silva, todo o esforço promocional gera bons resultados para o turismo baiano. “Afinal, a Espanha merece uma atenção redobrada porque é um dos principais países emissores de turistas para o estado. Iremos intensificar a promoção e a divulgação da Bahia para mantermos e ampliarmos os voos daquele país”.

Afinidades entre Bahia e Espanha

Segundo o cônsul, Jacobo Gonzaléz, os espanhóis são muito atraídos pelo turismo e investimentos imobiliários na Bahia. Na área turística, o que mais motiva a vinda dos espanhóis é a beleza e a história da Bahia. “Muitos vêm em busca das belezas naturais, do Centro Histórico, com os casarões coloniais, das igrejas barrocas, da alegria do povo e da miscigenação racial”. Somente no Litoral Norte, dois grandes resorts são de propriedade espanhola, o Iberostar, na Praia do Forte, e o recém inaugurado Grand Palladium, do grupo Fiesta, em Imbassaí.

Aproximadamente 15 mil espanhóis e descendentes vivem na Bahia. A maioria é da região da Galícia. “Este voo facilita a visita de parentes e amigos dos espanhóis que aqui moram e querem investir cada vez mais”, diz o empresário Reginaldo Trigo, da agência Bússola Turismo. Os espanhóis possuem diversos tipos de negócios como concessionárias de automóveis, hotéis, agências de turismo, telefonia, energia e supermercados.