Mais um dos nove documentários da Série do 1º Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP) será exibido pela TVE Bahia, nesta sexta-feira (29), às 21h. O documentário Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea trata dos traços culturais e etnográficos das populações que vivem ao largo do percurso ferroviário transcontinental do Caminho de Ferro de Benguela, que é retratado como um diário de bordo em uma emocionante viagem.

O DOCTV CPLP é uma realização da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, no Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação e TV Cultura. O documentário é de autoria de Miguel Grangeia e direção de Dias Júnior.

O filme aborda as motivações e vivências relatadas pelos passageiros do trem, que percorre a Estrada de Ferro de Benguela, única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico. A cada estação, os passageiros trazem a novidade de outras paragens, histórias contadas pelos reformados funcionários da companhia, manifestações culturais das populações dando boas-vindas aos passageiros, o comércio, a variação do tipo de infraestrutura de cada local e a paisagem do interior da Angola.

A Série DOCTV CPLP apresenta nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que começaram a ser veiculados no Brasil no dia 22 deste mês, na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV CPLP. O 1º Programa garante a exibição dos documentários nas emissoras de televisão de cada país da CPLP.

A Rede DOCTV CPLP de teledifusão, especialmente articulada pelo 1º Programa DOCTV CPLP, é integrada pela Televisão Pública de Angola (TPA), TV Brasil, TV Cultura, Radiotelevisão Caboverdeana (RTC), Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Televisão de Moçambique (TVM), Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Televisão São Tomense (TVS), Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL) e Teledifusão de Macau (TDM).