Contribuir para sustentabilidade econômica dos produtores rurais e melhorar a alimentação familiar são os objetivos do curso de Laticínio que será realizado, no próximo sábado (4), das 8h às 12h, na 23ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Sob orientação do técnico Marçal Gondra, os participantes vão aprender a fabricar, com o leite bovino, iogurte natural de diversos sabores, queijo coalho, queijo minas frescal, e como aproveitar o soro para produção de bebidas lácteas e ricota.

“Com o crescimento expressivo da atividade leiteira nos últimos anos, no estado, e a participação efetiva dos agricultores familiares, que representam uma importante parcela na produção estadual de leite, a EBDA tem intensificado suas ações na cadeia produtiva do leite”, diz o presidente da empresa, Emerson Leal.

Segundo Gondra, mais importante do que aprender técnicas de fabricação de laticínios é obter conhecimento sobre a qualidade do leite, a partir do qual são desenvolvidos os produtos como, por exemplo, a questão do leite cru e a sua pasteurização – o tratamento térmico essencial para uma produção de qualidade.