Maior município do mundo em área plantada com citros (28 mil hectares), Rio Real deverá ter a primeira grande fábrica para processar a laranja da região. Com esse objetivo, a empresa Brasfrut Frutos do Brasil assinou, na tarde desta terça-feira (30), protocolo de intenção com as secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), da Fazenda (Sefaz) e da Indústria e Comércio (SICM), se comprometendo a instalar uma unidade industrial para produção de suco concentrado e polpas. O ato foi realizado no estande da Seagri, instalado no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece a Fenagro 2010.

A previsão é de se investir de R$ 20 a R$ 25 milhões, com faturamento anual da ordem de R$ 24 milhões, geração imediata de 120 empregos diretos e o processamento de 100 mil toneladas de laranja por ano. No mesmo ato foi assinado também protocolo de intenção para a modernização da fábrica da Brasfrut, em Feira de Santana, ação que garante a manutenção dos atuais 580 empregos e a geração de mais 125 novos postos de trabalho.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, disse que a industrialização da laranja foi o primeiro desafio levantado pela Câmara Setorial da Fruticultura, empenhada em elaborar o planejamento estratégico deste setor para os próximos 20 anos. “Somos o segundo maior produtor de laranjas do País e não tínhamos uma fábrica para agregar valor ao produto”.

Salles enfatizou ainda que 70% da produção é processada em Sergipe. “Com a fábrica da Brasfrut, esse quadro deverá mudar e a economia da região beneficiada”. Para o secretário, a implantação da fábrica representa também o soerguimento da citricultura na região. “Para nós é uma honra participar do esforço da Secretaria da Agricultura para agroindustrilizar o estado”, disse o diretor-presidente da Brasfrut, Reinaldo de Almeida Portugual, enfatizando que a fábrica deverá funcionar num prazo de um ano e meio e a empresa já tem planos para duplicá-la.

Pequenos produtores comemoram

Congregando centenas de pequenos produtores, a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (Coopealnorte), comemorou o anúncio da instalação da fábrica no município. “Uma parceria com a Brasfrut será muito importante para nós, que produzimos laranja orgânica e hoje processamos nossa produção em Sergipe. Com a fábrica em Rio Real, vemos a real possibilidade de crescimento e de geração de renda”, disse a diretora administrativa Josete da Silva.

O prefeito de Rio Real, Antonio Alves dos Santos, afirmou que “a fábrica deverá movimentar toda a cadeia, rodar a economia e também trazer reflexos positivos para a pecuária. Com a produção processada aqui os resíduos serão transformados em ração para o gado e isso também agrega valor ao produto”.

O secretário Eduardo Salles destacou ainda que a citricultura baiana se diferencia por ser uma atividade de agricultura familiar. O estado da Bahia é líder no ranking nacional, em área plantada, com a cultura do citros e se posiciona em segundo lugar em produção. Estima-se uma área cultivada de 68 mil hectares e produção de 1,2 milhão de toneladas ao ano. O potencial da cadeia da fruticultura, na qual se insere a cultura do citros, está sendo demonstrada durante a Fenagro, por intrmédio do projeto ‘A Vida no Campo’, desenvolvido pela Seagri.