Em continuidade ao processo de modernização do sistema de vigilância agropecuária no estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) entregou, nesta quinta-feira (11), 195 computadores para as suas coordenadorias regionais. No total, 500 novas máquinas foram disponibilizadas nesta gestão para reforçar as atividades nos escritórios, promovendo mais agilidade nas ações e aproximando o criador dos serviços de defesa.

O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, que fez a entrega dos equipamentos ao coordenador regional de Feira de Santana, Aurino Soares, disse que “o objetivo é levar tecnologia de informação a cada unidade da Agência, favorecendo a construção de uma defesa agropecuária forte, ativa e atuante”.

Entre os benefícios do atual processo de modernização da defesa, ele citou a transmissão de dados em tempo real, a melhoria da vigilância epidemiológica, a segurança alimentar, por intermédio da rastreabilidade, e a facilidade de interlocução com o Ministério da Agricultura.

“O compartilhamento das ações com o setor produtivo tem permitido grandes avanços para a agropecuária, colocando a Bahia em posição de vanguarda com relação a projetos e programas de referência no país, a exemplo do Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal (Sisbi), das ações contra a Febre Aftosa e das atividades para prevenção contra Mosca Negra dos Citros”, afirmou Peixoto.

Para ele, o maior desafio da defesa agropecuária está sendo alcançado – promover a transversabilidade com programas estruturantes de governo e abrindo diálogos com diversos órgãos, entidades e secretarias. “Com isso, consolidamos a política de desenvolvimento dos territórios de cidadania, inserindo definitivamente a defesa agropecuária nesse espaço”.