A Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), um dos maiores eventos do setor do país, foi lançada nesta segunda-feira (22), durante café da manhã no Restaurante Baby Beef, pelo secretário estadual da Agricultura Eduardo Salles, junto com presidentes de associações de criadores de animais da Bahia, autoridades políticas e empresários.

De acordo com os organizadores do evento, a Fenagro, que será realizada a partir do próximo sábado (27) até o dia 5 de dezembro, no Parque de Exposição de Salvador, deverá atrair um público de cerca de 200 mil pessoas e gerar negócios da ordem de R$ 100 milhões, dos quais R$ 20 milhões, através da venda direta de animais.

Para o secretário Eduardo Salles, um dos aspectos mais importantes da promoção, é que, pela primeira vez, o evento está sendo organizado pelo conjunto das associações de criadores, o que demonstra a união do segmento da pecuária baiana.

Momento marcante 
O secretário lembrou que esta edição da Fenagro, a 23ª, tem caráter especial para o setor de agronegócios. “A realização desta Fenagro será um momento marcante para a economia baiana, que tem 25% do seu produto interno bruto gerado pelo setor agropecuário”. Essa edição, continuou, “servirá para que as pessoas da cidade conheçam como funciona o mundo da agropecuária”, disse, referindo-se às 24 cadeias produtivas que serão representadas nos dias do evento. “Será possível aos visitantes saber de onde vem cada produto que consumimos, como por exemplo, o leite e o chocolate”, acrescentou.

A Fenagro é organizada por todas as associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB).

O diretor da ACCMMB, Antônio José Seabra, destacou que o evento é importante para movimentar o Parque de Exposições de Salvador. “O Parque é um espaço aberto para esse tipo de evento. É fundamental apresentar para as pessoas da cidade cada aspecto do campo e da agricultura familiar”, destacou. A agricultura familiar na Bahia, por exemplo, que terá espaço garantido nos dias de exposição da Fenagro, corresponde a 15% do total do Brasil.

Participaram do lançamento da feira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Nilo Meira; o superintendente regional do Banco do Brasil, Edson Pascoal, o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Emerson Leal, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Cássio Peixoto, o coordenador do Centro de Desenvolvimento Agropecuário, Luis Anselmo; o presidente da Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN), Maurício Odebrecht; o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Almir Lins, dentre outras autoridades e empresários.

O presidente da ACCMMB, Mateus Braga, aproveitou o evento para homenagear o falecido pecuarista Geraldo Magella, que será o nome de um dos tattersalls desta edição da Fenagro.