A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia, nesta terça-feira (9), o Seminário Técnico sobre o Sistema Integrado da Produção de Leite da Bahia, com palestra ministrada pelo pecuarista norte-americano Richard Waybright, da Pensilvânia (EUA), doutor honoris causa da Cornell University.

Durante a palestra, Richard apresentará pesquisas, experiências e novas tecnologias aplicadas na produção de leite nos Estados Unidos, com ênfase no aproveitamento da energia proveniente da digestão anaeróbica. A palestra, prevista para as 9h30 no anfiteatro, módulo 2 do campus da Uesf, será acompanhada de apresentação de temas relacionados à realidade da produção do leite na Bahia, sob a responsabilidade de técnicos de entidades públicas e privadas. O objetivo é debater a questão e aprimorar o diálogo no segmento agropecuário.

Déficit
A Bahia produz 950 milhões de litros de leite/ano e consome 1,6 bilhão de litros, registrando uma defasagem entre a oferta e demanda de 650 milhões de litros.  Eliminar esse déficit é o grande desafio da pecuária leiteira baiana, conforme diz o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. O estado possui o terceiro maior rebanho de gado leiteiro do Brasil, mas ocupa a 23ª posição em produtividade por vaca ordenhada.

O Sistema Integrado implica “otimizar o uso consciente dos recursos naturais disponíveis na propriedade, que, associados à utilização racional de tecnologias no mercado, conseguem elevar a produtividade e o alcance da produção sustentável”, assegurou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Raimundo Sampaio.

Está prevista a realização de seminários em outros municípios baianos, numa promoção da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) em conjunto com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Associação Companheiros das Américas, Comitê Bahia/Pensilvânia, e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).