Cerca de mil moradores de Fazenda Cassange, em São Cristóvão (Salvador), devem ser atendidos até este sábado (6) no Mutirão da Cidadania. A ação, iniciada nesta sexta-feira (5), oferece serviços de emissão de documentos, orientação sobre direitos humanos, vacinação, aplicação de flúor e limpeza bucal. Nesta sexta-feira, os atendimentos serão realizados até as 16h, e no sábado, das 9 às 12h.

Desenvolvido na Escola Municipal Edvaldo Ferreira, o Mutirão da Cidadania é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com outros órgãos públicos, como Embasa, Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), universidades, e privados.

Também estão sendo feitos o recadastramento no programa Bolsa Família e a distribuição de sopa pelo programa Nossa Sopa, das Voluntárias Sociais da Bahia. Além desses serviços, a comunidade conta com atividades de lazer, como apresentação de capoeira e da banda do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, e brincadeiras para crianças.

A dona-de-casa Mônica Sousa, 30 anos, aproveitou o mutirão para vacinar a filha Kaiane, cinco anos, e renovar o cadastro no Bolsa Família. Ela afirmou que a comunidade de Fazenda Cassange fica longe do centro urbano de Salvador e de Lauro de Freitas, dificultando o acesso dos moradores aos serviços essenciais.

“Esse mutirão facilita muito pra gente. Minha filha estava com várias vacinas atrasadas, mas agora ficarão certinhas. Aqui é longe de tudo. Gostei muito dessa novidade”, disse Mônica.

Segundo o superintendente da Sedur, João Lopes, os serviços oferecidos no Mutirão da Cidadania fazem parte do Plano Urbanístico e Ambiental Vetor Ipitanga, que envolve 14 comunidades, totalizando duas mil famílias.

Publicada às 10h50
Atualizada às 13h