O Governo do Estado assina, nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, no Salão de Atos da Governadoria (CAB), convênios com 12 incubadoras de empreendimentos econômicos solidários ambientais, formadas por instituições de ensino superior, centros tecnológicos e entidades da sociedade civil organizada.

Vencedoras do edital no valor de R$ 2,5 milhões, lançado em agosto passado, as instituições selecionadas vão incubar empreendimentos em diversos territórios de identidade, trabalhando na perspectiva de geração de renda com sustentabilidade ambiental para revitalizar a Bacia do Rio São Francisco.

A ação é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

As instituições selecionadas atuam em segmentos produtivos específicos, a exemplo do ramo de extrativismo, pesca artesanal, sistema agroflorestal, artesanato, reciclagem, turismo, e também aquelas que desenvolvem fomento dos negócios solidários em cadeias produtivas, contribuindo para a sustentabilidade dos mesmos.

Para o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, as 12 incubadoras terão um papel importante na ampliação e fortalecimento dos empreendimentos e redes solidárias, “melhorando as condições de vida do público assistido e contribuirão também para fomentar as atividades de revitalização da Bacia do Rio São Francisco”. Ainda na opinião do secretário, “o edital encerrado em outubro, marca um novo estágio nas relações de trabalho e meio ambiente, ao mesmo tempo em que estimula o mercado e reduz as desigualdades sociais”.

Para o superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Oliva, a definição das entidades executoras se deu após uma criteriosa análise dos inscritos. Entre as atividades a serem desenvolvidas pelas incubadoras, a formação em economia solidária, utilizando uma metodologia participativa, e o apoio administrativo, técnico, econômico, jurídico-legal, sóciopolítico, entre outros. Também está prevista a transferência de equipamentos.

Instituições que executam as incubadoras

– Universidade Federal da Bahia (Ufba)
– Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
– Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
– Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
– Universidade Federal do Vale do São Francisco
– Instituto Cultural Beneficente Steve Biko
– Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada
– Instituto de Cooperação Belgo-Brasileira para o Desenvolvimento Social
– Associação das Comunidades Paroquiais de Mata escura
– Fundação Terra Mirim