LOCAL: município de Brumado, no território de identidade Sertão Produtivo, a 654 quilômetros de Salvador.
DATA: 24.11.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: inauguração da Escola Municipal Professor AyrtonViana Silva e visita às instalações da mineradora Magnesita.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ESCOLA: fica no bairro de Baraúnas e foi construída com recursos municipais. Com capacidade para 500 alunos, esta é a quarta unidade de ensino em tempo integral do município.

MAGNESITA: empresa privada dedicada à mineração, produção e comercialização de materiais refratários, utilizados no revestimento de equipamentos que operam em altas temperaturas, como nas indústrias de aço, cimento e vidro. A Magnesita é a terceira maior produtora de refratários no mundo e líder em soluções integradas nesses materiais. Atualmente, a companhia opera 28 unidades industriais e de mineração, sendo 16 no Brasil, três na Alemanha, três na China, duas na França e uma nos Estados Unidos, Bélgica, Taiwan e Argentina. Nos quatro continentes emprega mais de oito mil funcionários. Sua capacidade de produção de refratários supera 1,4 milhão de toneladas por ano. As produções de talco e óxido de magnésio estão concentradas na unidade de Brumado, onde trabalham 460 funcionários.

BRUMADO: com 2.167 quilômetros quadrados de extensão, sua população está estimada em 64.642 habitantes. A cidade foi emancipada em 1877 e atualmente a prefeitura é comandada por Eduardo Vasconcelos. A economia do município está baseada na mineração (magnesita e talco) e no comércio.