As entidades cadastradas no Programa de Fomento Carnaval Ouro Negras deverão entregar, até a próxima terça-feira (30), os documentos solicitados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para terem direito à primeira parcela dos recursos para a festa de 2011. Para isso, precisam confirmar agendamento entre os dias 24 e 30 deste mês. A entidade que não comparecer no dia agendado, somente poderá entregar a documentação a partir do dia 1º de dezembro.

Os documentos exigidos são nota fiscal com o valor da 1ª parcela, certidão negativa do FGTS e do INSS, e a certidão negativa da Receita Federal e da Fazenda Estadual. Os documentos devem ser entregues na Diretoria Geral da Secult, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 776, edifício da Desenbahia, bloco A, 4º andar – Caminho das Árvores. Mais informações pelo telefone (71) 3116-3024.

O programa, criado em novembro de 2007 pela Secult, tem por finalidade apoiar financeiramente o desfile das entidades carnavalescas de matriz africana, além de capacitar dirigentes das associações em gestão e empreendedorismo e de promover uma maior visibilidade desses blocos, que são um dos componentes mais relevantes na tradição do Carnaval de Salvador.

Os recursos oriundos do programa se destinam à aquisição e à contratação de material, insumos e serviços necessários para a composição da proposta estética e cultural da entidade. No Carnaval 2010, o Governo do Estado apoiou os desfiles de 120 entidades de matriz africana, investindo R$4,6 milhões, em aportes que variaram de R$15 a R$100 mil.