A Bahia vai sediar o primeiro escritório com atuação integrada de agências das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Cinco organismos de cooperação internacional com atuação no estado vão compartilhar um escritório no prédio do Elevador Lacerda: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O espaço, cedido pela Prefeitura de Salvador, foi reformado pelo Governo da Bahia e ONU.

O escritório compartilhado da ONU na Bahia será inaugurado nesta sexta-feira (26), às 9h30, com uma solenidade no Palácio Rio Branco (ao lado do elevador) e a abertura da exposição fotográfica “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações”, em comemoração aos 65 anos da ONU. O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner e do coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

“A decisão de ter um escritório compartilhado da ONU na Bahia é um reconhecimento da importância do estado no contexto regional”, diz Jorge Chediek. Também participarão da solenidade o prefeito João Henrique, os representantes no Brasil do UNICEF, Marie-Pierre Poirier, da OIT, Laís Abramo, do UNFPA, Harold Robinson, o diretor de Programas do FIDA para a América Latina e Caribe, Ivan Cossio, e o representante-adjunto do PNUD, Arnaud Peral.

Governador despacha no Rio Branco

Seguindo a estratégia proposta no Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, o governador Jaques Wagner recebe, nesta sexta-feira (26), às 9h30, no Palácio Rio Branco, em audiência de cortesia, o prefeito de Salvador, João Henrique. Este será o primeiro despacho do governador no gabinete do Rio Branco, antiga sede do Governo da Bahia, o que deverá ser uma rotina nos próximos quatro anos.