Em 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. Já o dia 22 é dos Músicos e da Música. Comemorando estas datas, o programa Cessão de Pauta Gratuita dos espaços culturais administrados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), convida artistas e produtores que desenvolvam trabalhos relacionados à cultura negra e/ou musicais, nas mais diversas modalidades e estéticas, para participar do “Mês Temático” de novembro, que concede total isenção de cobrança de pauta para estas atividades.

Em Salvador, o projeto engloba o Centro Cultural Plataforma, o Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) e o Espaço Xisto Bahia (Barris). No interior, Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista têm seus centros disponibilizados.

Ao longo do ano, o programa Cessão de Pauta Gratuita visa ampliar o acesso dos artistas e produtores aos espaços culturais geridos pelo Estado, bem como dinamizar sua programação. Através desta iniciativa, 394 eventos foram promovidos somente no primeiro semestre de 2010, atraindo um público de mais de 24 mil pessoas.

Espetáculos, shows, performances, mostras, festivais, seminários, entre outras atividades, podem se inscrever em duas linhas de ação: na primeira, “Terças e Quartas”, é concedida isenção nas terças e quartas-feiras para qualquer trabalho artístico-cultural, em qualquer gênero. Já na segunda linha de ação, “Mês Temático”, que segue o calendário de feriados e eventos nacionais e internacionais, a isenção vale para qualquer dia da semana, contanto que o evento se relacione com o tema do mês.

Mais informações nos sites da Funceb e Espaços Culturais, pelo e-mail diretoria.espacos@funceb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-6877.