A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) dá continuidade à Série Mozart nas Igrejas com um novo concerto na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, desta vez sob a regência do maestro brasileiro radicado na Alemanha, Masayuki Carvalho. A apresentação será nesta quarta-feira (1º), às 20h, com entrada franca.

No programa, peças de dois mestres do período Clássico, os compositores austríacos W. Amadeus Mozart (1756-1791) Sinfonia em Ré Maior, nº 35, K385: “Haffner”, e F. Joseph Haydn (1732-1809), a Sinfonia nº 86, em Ré Maior. Criada em 2008, a Série é apresentada em templos que são patrimônios culturais e históricos de Salvador como a Catedral, as igrejas de São Francisco e Conceição da Praia.

O projeto é dedicado a Mozart, que foi um dos maiores compositores da história, criador do mais variado repertório para a música de concerto. Apoia a iniciativa a Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Cultural (Funceb), e o Teatro Castro Alves.

Regente
Maestro, pianista e compositor brasileiro radicado em Berlim, na Alemanha, Masayuki se apresentou como solista, aos 13 anos, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Aos 15, destacou-se no 16º Festival internacional de Música de Campos do Jordão, solando os concertos para piano e orquestra de Saint-Saens e Chopin. Aos 16, interpretou com a Orquestra Sinfônica da Bahia, Saint-Saens. Estudou piano na faculdade de Música de Freiburg e na Faculdade de Dresden.

Prosseguiu com concertos no Japão, Suíça, Hungria, Polônia, Itália, França e Alemanha. Cursou Regência na renomada Academia de Música Hanns Eisler em Berlim. Trabalhou como regente assistente em diversos teatros como a Ópera Estadual Unter den Linden em Berlim, Teatro Brandemburg, Theater Regensburg e no Teatro Nacional de Weimar, na Alemanha, onde regeu diferentes orquestras como a Swiss Young Symphonie Orchester, Berliner Dortmund Philharmonische Orchester, Jener Philharmoniker e Orquestra Juvenil de Oxford. Como compositor trabalhou em Trilha sonora de filmes e outros projetos.