O acervo subaquático da Baía de Todos os Santos está em evidência neste mês de novembro em Salvador, por intermédio da arte. O Sítio Naufrágio Maraldi – área no remanso do Farol da Barra onde se encontra o navio a vapor de bandeira inglesa do mesmo nome, afundado em 1875 –, será objeto de uma intervenção artística de Lica Moniz.

Nesta quinta-feira (11), às 20h, a artista irá “acender” o naufrágio, delimitando-o com luzes que poderão ser vistas de todo o entorno da região. Denominada Projeto Maraldi, a intervenção “site specific” faz parte de ações que criam um diálogo entre a arte contemporânea e os sítios arqueológicos marinhos.

O projeto foi contemplado, em 2009, pelo edital Matilde Matos–Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições no Estado da Bahia, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

As luzes serão projetadas por holofotes estanques instalados nas águas do mar. A intervenção, que acontecerá durante quatro horas, será registrada em vídeo para posterior exposição audiovisual na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia (/Ufba), onde ficará em cartaz a partir do próximo dia 22 deste mês.

Acervo oculto
Um dos objetivos do projeto é chamar a atenção para a importância da preservação dos “sítios naufrágios”, considerados pelos pesquisadores da área como um acervo oculto, pouco estudado e de grande valor histórico.

Para a artista Lica Moniz, esses sítios constituem bens culturais de alta relevância enquanto memória, identidade e patrimônio. Outro objetivo é apresentar o mar como espaço passível de ampla investigação, tanto pela arte quanto pela ciência.

Antes da intervenção, às 18h30, o pesquisador Gilson Rambelli fará uma palestra com o tema “Arqueologia de Naufrágios: Luzes sob a Baía de Todos os Santos”, no Museu Náutico da Bahia (dentro do Farol da Barra). Rambelli, já pesquisou o patrimônio subaquático da região quando residiu em Salvador. Ele é membro do Comitê Técnico do Patrimônio Cultural Subaquático do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), organização vinculada à Unesco e dedicada ao estudo de técnicas para proteção, conservação e restauro de sítios naturais.

O pesquisador alerta para o fato de que a Baía de Todos os Santos possui um dos acervos subaquáticos mais importantes do país e que, até hoje, nenhuma pesquisa arqueológica sobre esse patrimônio foi realizada. Ele também falará do caráter transdisciplinar do Projeto Maraldi.

A artista
Nascida em Salvador, em 1958, Lica Moniz é graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e possui mestrado na área de poéticas visuais contemporâneas. Sua pesquisa, em poéticas líquidas, estabelece relações entre arte e natureza, proporcionando experiências estéticas a partir de imagens fragmentadas do mar.

Em 2009, apresentou, no Museu de Arte Moderna da Bahia (Mam-BA), a exposição “Tempo de Fundo”, formada por quatro trabalhos – um deles submarino – que levantaram outros questionamentos sobre a interação homem e ambiente marítimo. Lica é nadadora, mergulhadora pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS – registro duas estrelas) e velejadora pela Capitania dos Portos de Salvador.