A Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realiza, na próxima quinta-feira (25), às 15h, no auditório da Biblioteca Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, um recital de poesia em homenagem ao Mês da Cultura. O convidado é o geólogo e poeta Vicente Cariri, que fará um bate-papo literário com adolescentes da 7ª e 8ª série do Colégio Estadual Tobias Barreto. A proposta do encontro é discutir o processo de criação poética do autor e estimular os estudantes à leitura.

Segundo Cariri, a maioria de seus textos poéticos trata de assuntos sobre os contextos sociais. “Eu acho bastante importante discutir a poesia neste contexto de cultura. O meu trabalho tem o viés social muito forte”. Temas sobre a exclusão do negro na Bahia e o fervor da juventude farão parte do recital como é o caso dos poemas ‘Ladainha’ e ‘Deus é Mulher’. Além dessas poesias, o autor abordará a essência de suas obras a partir de textos inéditos.

Vicente Cariri, nascido na cidade de Barbalha, no Cariri Cearense, é considerado um poeta de ‘alma polêmica’. Em seus versos cabem o amor exacerbado de poeta e o olhar indignado de homem que instiga a realidade. “Sílabas e palavras são a dorsal do seu sonho, de sua esperança de brasileiro”.