Educação, trabalho e segurança foram os temas apresentados pela Câmara Temática de Juventude do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria do Trabalho (Setre) como prioridades para a Agenda Baiana de Desenvolvimento. O documento define diretrizes para o desenvolvimento sustentável do estado a longo prazo.

Além de ampliar os debates sobre os eixos centrais, o encontro teve como objetivo formar uma comissão, que ficará responsável pela elaboração de um documento contendo as principais prioridades da juventude baiana e que será encaminhado ao Codes, na primeira quinzena de dezembro.

Os temas definidos terão como parâmetro, projetos e programas voltados para os jovens, além dos resultados obtidos na participação de eventos como a Conferência de Juventude da Bahia. Mas, segundo o coordenador de políticas públicas de juventude da Bahia e integrante da comissão, Éden Valadares, “é preciso se debruçar na preparação do documento e não ficar preso apenas às resoluções aprovadas na Conferência de Juventude”.

Segundo Valadares, o principal desafio da comissão é analisar de que forma os três tópicos se inserem na atualidade da juventude baiana. A decisão da escolha dos eixos foi discutida na última reunião realizada pelo Codes, na Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), no dia 8 de junho, com a participação de especialistas em juventude, Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e da Coordenação de Juventude (Cojuve).