Empresários e profissionais da área contábil do município de Barreiras participaram nesta sexta-feira (19), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do I Encontro Regional da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). O objetivo do evento, que vem sendo realizado em outros municípios baianos, é a atualização da classe sobre o arquivamento dos atos de registro mercantil e atividades afins, possibilitando maior transparência e eficiência no trabalho e a redução nos prazos.

De acordo com o presidente da Juceb, Carlos Henrique de Azevedo Martins, estes eventos estão respondendo à crescente demanda da sociedade. “O profissional que participa deste encontro sai com uma nova visão do mercado, atualizado e mais dinâmico, além de participar de um intercâmbio de experiências”, afirma Martins.

Agilidade dos processos
Para Maria Célia Kumagai, presidente da CDL, trata-se de uma conquista da região que vai trazer resultados positivos para todos. “Ganha o empresário, ganha o município, que vai ter profissionais atualizados e melhoria na qualidade do atendimento”, disse. Ela ressalta que a inserção do escritório de Barreiras ao Cadastro Sincronizado Nacional já vem mostrando resultados, como a agilidade nos processos.

Durante o encontro, os participantes recebem orientação sobre escrituração digital, livros mercantis, cooperativa e empreendedor individual. Além de participarem de palestras sobre códigos, leis, instruções normativas e outros assuntos voltados à área contábil.

Cadastro nacional
As próximas palestras serão realizadas em Ilhéus e Itabuna, no dia 24 deste mês, e em Jequié, no dia 25. Já participaram do evento os municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O Encontro é uma iniciativa da Juceb em parceria com associações comerciais, CDL, Receita Federal (Cadastro Sincronizado Nacional) e Sebrae.

A Juceb, em parceria com a Receita Federal, está implantando o Cadastro Sincronizado Nacional (Cadsinc) em todos os escritórios regionais, sendo que a ferramenta já foi instalada em 15 escritórios.

O Cadsinc é uma solução compartilhada entre os diversos órgãos envolvidos no registro e formalização de empresas e consiste na emissão do CNPJ e Inscrição Estadual na Junta Comercial, evitando deslocamento, redução dos custos e do prazo de formalização das empresas.