O Curso Controle Disciplinar dos Servidores Públicos da Bahia foi realizado nesta terça-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira, objetivando garantir a otimização de pessoal e a boa prestação do serviço público nas escolas da rede estadual de educação da Bahia.

O evento visou também esclarecer detalhes sobre infrações disciplinares mais comuns do servidor público e contou com a presença do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, do procurador-geral do Estado, Rui Moraes, e da procuradora assistente do Núcleo de Controle Disciplinar, Fabiana Barreto. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o curso foi transmitido para 40 auditórios de videoconferência da Rede Educação da SEC.

“Este evento é de grande importância porque esclarece questões ligadas à vida diária do servidor”, disse o procurador-geral do Estado Rui Moraes, na abertura do curso.

Fortalecer a escola
De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o curso se encaixa nas ações da Secretaria, no sentido de fortalecer as escolas da rede pública do Estado. “Nós temos uma rede complexa, com 1.544 escolas e precisamos fortalecer um ambiente de gestão estruturada e que olhe também a sala de aula, a qualidade do ensino. Não queremos prejudicar ninguém, mas sim, beneficiar, sobretudo, os estudantes”, afirmou o secretário.

A procuradora Fabiana Barreto falou sobre o Estatuto do Servidor Publico da Bahia e esclareceu sobre deveres e proibições do funcionário público. “A expressão servidor público já diz muita coisa. Precisamos servir ao público. E o público em questão não é somente o estudante, mas a família à qual ele pertence. Precisa-se atentar para isto no cotidiano”, disse.

Para Elisane Teles, servidora do Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, localizado no bairro do Cabula, o curso foi uma oportunidade importante de aprendizagem. “A iniciativa é muito positiva porque possibilita adquirir um conhecimento maior sobre as nossas atividades do dia a dia, através de informações atualizadas”, afirmou.