Combater todas as formas de discriminação e preconceito. Este foi o lema da V Marcha da Consciência Negra de Cajazeiras, realizada por estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, nesta sexta-feira (19). Com o apoio de representantes da comunidade e de movimentos sociais, eles caminharam ao som de um minitrio elétrico por uma das agitadas avenidas do bairro, apresentando músicas de temática negra, danças e mensagens de paz. A caminhada, conhecida como “Marcha para Zumbi”, faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o país no dia 20 de novembro (sábado).

Para a diretora da escola, Firmina Azevedo, esta é uma oportunidade de chamar atenção para a valorização da cultura negra e elevar a autoestima dos jovens. “A caminhada integra os estudantes à comunidade e reforça a implementação da Lei 10.639, com a inclusão da história da África no currículo escolar. O colégio busca essa integração desde o ano 2000, promovendo uma maior aprendizagem dos alunos”, ressaltou a professora.

A Marcha para Zumbi integra o projeto político-pedagógico da escola que, durante todo o ano, promove atividades voltadas para a temática afro-brasileira. Além dela, a programação do Novembro Negro contou com oficinas de poesia, grafite e palestras sobre o tema, com a participação de convidados.

Luta pela igualdade
Uma das mais animadas na Marcha, a estudante do 1° ano do ensino médio, Suelen Pedra, tinha na ponta da língua o motivo de estar ali. Acompanhada das colegas de sala, ela enfatizava a importância do movimento. “Os negros são muito excluídos no mundo. Então, a gente precisa sair nesta caminhada com toda a força para chamar a atenção das pessoas para esta situação. A igualdade social precisa ser mantida”.

Também estudante do 1° ano, Carine Barbosa incluiu a palavra igualdade no seu discurso. Para ela, a caminhada é uma oportunidade de protestar e exigir direitos iguais para todos. “Estamos buscando a inclusão das pessoas na sociedade, independente de cor, etnia ou qualquer outra coisa. Queremos igualdade para todos”.

Assim como o Colégio Edvaldo Brandão Correia, outras escolas de todo o estado comemoram a data. Caminhadas, peças de teatro, apresentações musicais, capoeira e exposições são realizadas pelos estudantes da rede estadual. A agenda completa está no site da Secretaria da Educação.