Gestores da Educação Profissional (EP), de todos os Territórios de Identidade da Bahia, participam desta segunda-feira (29) até a próxima quinta-feira (2 de dezembro), em Salvador, do III Encontro de Gestores de Educação Profissional: Construindo a efetividade social e a qualidade pedagógica.

O objetivo do encontro é preparar o ano letivo de 2011, abordar as diretrizes e desafios para 2011-2014, além de garantir a efetividade social e a qualidade pedagógica. Também serão abordados a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a EP no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos trabalhadores, além das diferentes dimensões da EP, que envolvem, por exemplo, o institucional, o pedagógico, o financeiro e a gestão dos centros de Educação Profissional.

Consolidação
O encontro reúne cerca de 380 participantes, entre dirigentes das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), diretores e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e diretores das unidades que ofertam EP e Trilha/Projovem Urbano.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almérico Lima, o ano 2010 é de comemorações para a Educação Profissional. Representa a consolidação de uma política pública que vem beneficiando, cada vez mais, jovens e trabalhadores baianos egressos da escola pública, com qualificação e formação profissional, preparando-os para a inserção cidadã no mundo do trabalho. Segundo Lima, este momento é apropriado para avaliar o que foi construído até agora e preparar o que será feito, planejar o futuro. Nestes três anos, informou, vários foram os desafios superados e conquistas alcançadas.

Avanços da EP na Bahia
Para Almérico Lima, a Educação Profissional é uma política pública cada vez mais consolidada. “E tudo isso só está sendo possível graças ao esforço de todos os envolvidos nesse processo: gestores, professores, estudantes, pais, mães, prefeituras, trabalhadores, empresários e movimentos sociais”, afirma.

O ano de 2008 foi um marco para a EP, quando o Governo do Estado implantou o Plano de Educação Profissional da Bahia, considerado um instrumento estratégico de inclusão social no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. E, desde então, vem investindo de forma contínua e sistemática para consolidar esta rede.

Os números demonstram a proporção que a rede de Educação Profissional alcançou até agora. Se em 2006 eram apenas 4.016 matriculados, em 2010 já são 43.803 estudantes beneficiados/as com cursos técnicos de nível médio – um aumento superior a 1.000%.

Em 2006, eram 34 unidades com cursos técnicos, atualmente são 141 (sendo 27 Centros Territoriais e 12 Centros Estaduais). Havia apenas 22 municípios com EP, atualmente são 104 municípios. O número de cursos ofertados saltou de 15, em 2006, para 69 em 2010.