Os 12 novos membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tomaram posse nesta sexta-feira (19), em cerimônia realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Os conselheiros foram empossados pelo chefe do gabinete da Secretaria da Educação da Bahia, Paulo Pontes, que representou o secretário Osvaldo Barreto. Os novos conselheiros são representantes do poder público estadual e da sociedade civil, que cumprem o papel de fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo.

Logo após a cerimônia da posse, foi eleito o conselheiro João Henrique dos Santos Coutinho, representante do Conselho Estadual da Educação, como novo presidente do Fundeb, para o biênio 2010-2012.

Educação básica 
Em vigor desde janeiro de 2007, o Fundeb atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. “É muito importante o papel dos conselheiros da Fundeb, como órgão de controle social e que exerce função essencial na educação do Estado”, ressaltou Paulo Pontes.

“Considero que é fundamental a participação estudantil secundarista no Fundeb, fazendo com que o Fundo tenha uma atuação mais ampla, atendendo aos nossos interesses”, declarou Anderson Alves Dórea, secretário da Associação dos Grêmios dos Estudantes de Salvador e vice-presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista e um dos novos conselheiros empossados.

Representando pais de alunos da educação básica, o suplente José Silvino Gonçalves dos Santos também considera oportuna a sua participação no acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundeb. “É uma forma de lutar pela melhoria da qualidade do ensino dos colégios de nossos filhos”, disse.