O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa da abertura do 2º Congresso de Estudantes da Rede Estadual, que acontece no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Santo Antônio de Jesus.

O encontro conta com a organização dos próprios estudantes e será realizado na próxima quinta e sexta-feira (2 e 3 de dezembro), tendo como tema central ‘Protagonismo estudantil – mais motivação, mais responsabilidade: o nosso desafio’.

Representando 19.528 alunos de 25 escolas estaduais inscritas, 159 delegados vão discutir, entre outros assuntos, as políticas públicas educacionais. Ao contrário da primeira edição (2009), quando o evento foi organizado, exclusivamente, pela Diretoria Regional de Santo Antônio de Jesus (Direc 4), o congresso deste ano é realizado pelo fórum de alunos, eleito no ano passado.

Na primeira edição do encontro, foram discutidas e votadas propostas pelos estudantes, dentro das novas metas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A implantação de grêmios estudantis, a presença de coordenadores pedagógicos nas unidades escolares e o fortalecimento dos colegiados são algumas das conquistas dos estudantes.