A adolescente Daniele Oliveira, 12 anos, vive a emoção da vitória na 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, na categoria Memórias. Aluna do Colégio Estadual Reunidas Castro Alves, no município de Jiquiriçá, 258 quilômetros de Salvador, ela foi recebida, nesta terça-feira (30), pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. No encontro estavam presentes, a professora Analita Dias Rebouças, sua orientadora e também premiada, a diretora do colégio, Maria Lúcia de Oliveira, além de familiares de Daniele.

A estudante foi premiada com o texto Memórias de um ribeirinho e recebeu a medalha das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade no Museu Nacional de Brasília, na segunda-feira (29). Daniele, que venceu uma disputa com mais de 58 mil estudantes do País, disse que sempre gostou de ler e escrever e elaborou um texto sobre a sua infância ao lado do pai.

“O prêmio também vai servir como um incentivo para continuar lendo e escrevendo. Foi uma emoção muito grande receber o prêmio das mãos do presidente Lula. Ele falou que eu poderia chorar e não tive como segurar a emoção”, afirmou a estudante.

Para o secretário Osvaldo Barreto, a vitória de Daniele é resultado do esforço no sentido de valorizar a escola pública. “Gostaria de parabenizar todas vocês pela conquista. Esta vitória reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido na educação pública da Bahia. O prêmio será muito bom para a autoestima da nossa escola pública, para que ela se fortaleça ainda mais”.

Carla Mylena Santos, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Itabela, a 670 quilômetros de Salvador, e Ana Maria Cedraz, de 14 anos, aluna da 8ª série da Escola Estadual Durval da Silva Pinto, no município de Conceição do Coité, a 234 quilômetros da capital, não foram premiadas na final, mas saíram da olimpíada com medalhas de finalistas.

Para os alunos e professores vencedores, a Olimpíada de Língua Portuguesa oferta medalha, microcomputador e impressora. A escola recebe 10 microcomputadores, uma impressora e cupom para a escolha de livros que vão servir para a ampliação do acervo escolar. Outra estudante baiana, Caroline de Farias, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Ifba), em Valença, também foi premiada na cerimônia.

Olimpíada
Realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, a Olimpíada Escrevendo o Futuro mobilizou mais de 7,2 milhões de estudantes no País e tem como foco a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras, além de contribuir para a formação de professores, que orientam os estudantes durante a olimpíada.