Leonardo Gonçalves, 24 anos, vencedor do título Latinoamericano de Bicicross, em competição realizada no mês passado, no Chile, visitou, na manhã desta sexta-feira (12), o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, para agradecer o apoio que os atletas da modalidade têm obtido do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), para participar dos circuitos dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais.

“Esse troféu é uma prova do nosso reconhecimento por tudo que o governo vem realizando pelos atletas do bicicross. Hoje, Salvador é a primeira capital do país que mais desenvolveu esse esporte. Saímos do 15º lugar e estamos nas primeiras colocações, graças inclusive, a doação de cinco bicicletas importadas”, disse Leonardo.

Segundo o secretário, as vitórias dos atletas no bicicross são apenas questão de tempo. “O Governo do Estado tem compromisso com o esporte e o próximo passo é cercarmos a pista Tertuliano Torres, no Corsário, considerada uma das melhores do país”.

Os companheiros do campeão Latinoamericano de Bicicross, Dernivan Nascimento e Geraldo Piedade, presentes ao encontro, lembraram que os principais atletas da categoria recebem toda ajuda possível, o que vem contribuindo com a boa colocação do estado no ranking brasileiro. “Estamos desenvolvendo o bicicross na Bahia com a realização de provas e melhorando a parte técnica, devido a esse apoio”.

Leonardo destacou que, este ano, pela primeira vez, a capital baiana recebeu uma etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross, competição realizada na Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário. “Ainda recebemos da Bahiagás, Embasa e Petrobahia, bicicletas importadas, adequadas às competições, com rodas e tamanho do quadro, referentes ao peso e altura dos atletas”.

Atualmente, os atletas Geraldo Piedade, 28 anos (5º colocado no último Pan- Americano realizado na Colômbia), Dernivan Nascimento (4º colocado no Pan de 2008), Robert Silva, 22 anos (4º colocado ranking nacional 2008) e Mariana Mota, 14 anos, são os grandes nomes do bicicross local. Leonardo ressalta que a bicicleta com a qual disputava antigamente, pesava 18 quilos. A nova pesa apenas oito quilos. Além do peso, a bicicleta importada facilita a pedalada e o salto. “É um equipamento mais resistente e que dá maior segurança durante as competições”.