Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), 37 atletas baianos vão participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2010, que acontecerá a partir desta quinta-feira (25), até o domingo (28), em São Paulo.

A competição abrange as categorias Infantil, Menor, Cadete, Máster e Paracanoagem e será realizada na raia olímpica da Universidade de São Paulo, reunindo cerca de 290 canoistas de vários estados da Federação. A equipe baiana, acompanhada de três treinadores, viajou para São Paulo nesta terça-feira (23).

O evento na capital paulista será determinante para as pretensões dos atletas no calendário de 2011. Os resultados do campeonato servirão para a definição do ranking 2011 e também como base para a convocação dos canoístas que integrarão a seleção brasileira, que disputará os torneios internacionais da modalidade no próximo ano.

Destaque 
A Bahia tem se destacado nesse tipo de competição, com a presença representativa de atletas do estado na equipe nacional, como acontece com a seleção deste ano. Dos 20 canoístas integrantes do grupo, 13 são baianos, procedentes dos municípios de Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Itacaré.

Participam da equipe baiana atletas da Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba, Associação de Canoagem de Itacaré, e Auec/Canoa Forte de Ubatã, que conquistaram suas vagas em seletivas realizadas pelas entidades filiadas a Federação Baiana de Canoagem.

A Bahia foi sete vezes campeã no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade. Agora em São Paulo vai disputar provas com distâncias de 200, 500 e 1000 metros, com canoas C1 e caiaques K1, masculino e feminino. Entre os títulos internacionais conquistados pelos baianos, estão uma medalha de ouro, quatro de prata e uma de bronze no Pan-Americano, disputado no último mês de outubro, no México.