O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) começou a fiscalizar, nesta semana, produtos ligados ao verão. Protetores e bloqueadores solares, óleos de bronzear, hidratantes e repelentes estão sendo analisados no que diz respeito a volume, peso e informações dos rótulos.

O trabalho tem como objetivo garantir que o consumidor baiano leve para casa o que é indicado pelo rótulo. Para isso, amostras de diversos fabricantes, que são vendidas em mercados e farmácias de Salvador e do interior do estado, estão sendo recolhidas e os testes realizados no laboratório do Ibametro, na capital.

A coordenadora do laboratório, Cintia Lé, explica que é feita uma perícia técnica. “Nós pesamos o produto com a embalagem. Depois, como ele vem em mililitros, fazemos a transformação matemática para gramas. Retiramos todo o resíduo que sobra e pesamos a embalagem. Assim temos condições de verificar se existe realmente a quantidade que o fabricante anuncia”.

Outro aspecto importante são as informações prestadas por meio do rótulo. As letras devem ter tamanho adequado à leitura, não podem ser muito pequenas, devem estar em português e mostrar, com destaque, a quantidade e características do que está sendo vendido.

Reprovação 
Este é o segundo ano que o Ibametro fiscaliza produtos ligados ao verão. Ano passado, o índice de reprovação foi de 10% em média. Os fabricantes que tiveram irregularidades comprovadas foram notificados e multados. Além de fazer a fiscalização durante a Operação Verão, o Ibametro recebe denúncias da população.

“Às vezes é difícil para o consumidor perceber, mas ele pode observar espaços vazios nas embalagens, por exemplo, e caso suspeite do que é informado no rótulo deve fazer uma denúncia ao Ibametro pelo telefone 0800 071 1888”, diz Cintia Lé. Além de Salvador, a coleta de amostras acontece em Lauro de Freitas, Feira de Santana, Jequié, Eunápolis, Porto Seguro e Ilhéus. Até o fim da operação, outras cidades serão visitadas pela equipe de fiscalização do Ibametro.