Neste domingo (21), a partir das 12h, a Praça das Artes, no Pelourinho, será palco do espetáculo ‘Momento Dandara’, que reúne dois pilares da cultura baiana – a culinária e a música. O projeto, que reproduz a busca da visibilidade ao trabalho de mulheres negras baianas em diferentes segmentos, é uma realização da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac/Pelourinho Cultural).

Dandara, mulher negra guerreira e valente, era a esposa de Zumbi de Palmares. Nesta primeira edição, as homenageadas são a microempresária Aidil Moreira, mais conhecida como Ginga, e a sambista Gal do Beco. “Elas estão representando outras dezenas de mulheres que desempenham funções parecidas – são reconhecidas em suas comunidades, mas nem sempre se destacam como deveriam na sociedade”, explica a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros.

A entrada é franca e as homenageadas dão o tom da festa. A proposta principal é criar um espaço amplo de interação entre a culinária e a musicalidade e também fomentar o conceito da campanha do ‘Novembro Negro 2010: Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade’.

O Momento Dandara faz parte da agenda do Novembro Negro, que abriga uma série de atividades focadas na promoção da igualdade racial. Assim como em anos anteriores, o projeto é coordenado pela Sepromi, ancorado em campanha publicitária alusiva ao Mês da Consciência Negra, mas engloba iniciativas da sociedade civil, do governo estadual e de prefeituras.

Este ano, o governo da Bahia também reforça o compromisso com a missão de promover a igualdade racial e de gênero no estado ao fechar o ciclo dos primeiros quatro anos de instituição da Sepromi, estimulando o interesse na cultura e na arte afrobrasileira e no respeito à presença feminina na sociedade.