Mais duas unidades de conservação (UCs) foram criadas pelo governo da Bahia: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, localizadas no sudoeste baiano, no Território de Identidade Sertão Produtivo.

O anúncio de criação das unidades foi feito nesta segunda-feira (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), durante a solenidade de posse de cerca de 350 membros de 13 conselhos gestores de UCs. A região de Serra dos Montes Altos é rica em recursos hídricos, com três cachoeiras e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, afirmou que o mosaico de unidades de conservação está numa área que carece de proteção, por sofrer com atividades degradantes, como a produção de carvão, queimadas e a retirada de madeira ilegal. “As UCs são fundamentais à conservação da biodiversidade, possibilitando a formação de mosaicos que permitam a sustentabilidade regional. Elas também podem representar desenvolvimento para os municípios. Há vários exemplos na Bahia, como na Chapada, de unidades de conservação que recebem milhares de turistas, gerando emprego e renda de maneira sustentável”, explicou Spengler.

A região onde estão as novas UCs é rica também em patrimônio cultural. Nelas foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos.

Fortalecimento da política ambiental

A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade, destacou que as unidades de conservação fazem parte do fortalecimento da política ambiental do Estado. Durante o evento, a secretária lembrou que em junho deste ano o presidente Lula esteve em Salvador anunciando a criação de quatro UCs. São elas: o Parque Nacional do Alto Cariri, no município de Guaratinga, o Parque Nacional da Serra das Lontras, em Arataca e Una, o Parque Nacional de Boa Nova e o Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, localizados nos municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dário Meira. “Além de o governo da Bahia estar preocupado com a conservação, busca esforços para que os moradores dessas regiões possam desenvolver suas atividades de forma sustentável”, disse Eva Chiavon.

Conselhos e UCs

Os conselhos gestores são fóruns compostos pelos principais atores sociais envolvidos com as UCs (agentes públicos, sociedade civil e empreendedores locais), formados por representantes dos três segmentos, que se reúnem para discutir e buscar alternativas para as questões ligadas à conservação, ao ordenamento do solo e à gestão ambiental nas unidades.

“São muito importantes para a Bahia essas unidades. Assim conseguiremos cumprir as metas de conservação de áreas já ameaçadas pelas ações do homem. Preservar a biodiversidade é uma meta mundial, e a Bahia está dando um grande passo”, observou Renato Cunha, do Conselho da Unidade de Conservação do Parque de Pituaçu.

Os conselhos empossados nesta segunda-feira estão concentrados no Litoral Norte, Região de Salvador, Litoral Sul e Baixo Sul. O objetivo é definir a aplicação dos recursos oriundos da compensação ambiental decorrente de empreendimentos de significativo impacto.