A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio do Comitê Pró Equidade de Gênero e Raça, realiza, até o próximo sábado (27), a Semana da Consciência Negra. Na abertura do evento, na segunda-feira (22), o ator Madson Marinho, servidor da Setre, e a atriz Deisiele Souza interpretaram trechos do poema Navio Negreiro, de Castro Alves. Logo após, o Coral Canto de Todo Lugar, formado por servidores da Setre e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), fez uma apresentação no térreo do órgão.

Também aconteceu a exibição do documentário Carnaval de Luxo e Desilusão – A História das Escolas de Samba de Salvador, seguido de um bate-papo com a jornalista Conceição Ferreira, diretora do filme, e de Alaor Macedo, um dos personagens. Eles falaram sobre o processo de produção e da possível volta das escolas de samba ao Carnaval de Salvador.

Distribuídos pelos corredores e elevadores da secretaria, uma instalação com espelhos e frases que abordam a temática racial, chamou a atenção dos servidores. “O objetivo dessa ação e de toda a programação da Semana, é elevar a consciência acerca da identidade racial por parte das servidoras e servidores.”, destaca a coordenadora do Comitê Pró-Equidade da Setre, Iracilda Santos. Outra atividade é a Feira de Economia Solidária instalada no térreo da secretaria, com trabalhos produzidos por mulheres negras.