Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes) participam de um curso sobre a igualdade de gênero e raça, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com as secretarias da Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Administração (Saeb). Esta é quarta turma formada por servidores. As três primeiras foram do Sinebahia (Setre), da Fazenda (Sefaz), e da Policia Militar (PM).

A aula inaugural do programa GRPE, nesta terça-feira (23), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, contou com a presença do chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, representando o secretário Nilton Vasconcelos. “Espero que vocês sejam multiplicadores das práticas e atitudes contra as desigualdades sociais. Este programa GRPE nos inspira a uma busca por uma sociedade mais tolerante e igualitária”.

Segundo Dourado, é preciso que todos, em especial os servidores públicos, compreendam como funciona o mecanismo desse Estado hierarquizado e verticalizado. “Queremos que a sociedade perceba, ao longo do tempo, que esse Estado está do seu lado”. Valorizando a parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), destacou a importância da ação de capacitação executada pela Setre em parceria com a Sepromi e a Saeb ao tempo em que lembra que os problemas a serem vencidos são bastante complexos, mas as soluções são possíveis.

O curso tem por objetivo colocar os servidores, equipes e lideranças em contato com a temática. Das aulas, que prosseguem até a próxima sexta (26), participaram assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), coordenadores dos Centros Sociais Urbanos (CSU’s) de Salvador, técnicos e coordenadores de programas que trabalham diretamente com o público.