Representantes da Embasa e da prefeitura de Feira de Santana se reuniram segunda-feira (8), para tratar da recuperação de ruas e passeios danificados pelas obras de esgotamento sanitário que estão em andamento na cidade.

Uma comissão composta por representantes da Embasa, do consórcio responsável pela execução da obra e da prefeitura foi criada para, nesta quarta-feira (10), visitar as áreas onde existem passeios e ruas com buracos e recuperação de pavimento com problemas. A partir da visita, será definido o que deve ser recuperado ou refeito pelo consórcio responsável pela obra e contratado pela Embasa.

Os representantes da Embasa informaram que a obra está 98% concluída. O sistema que está sendo ampliado contará com uma nova estação de tratamento de esgotos (ETE) com capacidade para tratar 350 litros por segundo. As duas estações de tratamento, que já funcionam na cidade, estão sendo ampliadas para processar, juntas, 275 litros por segundo. Ao todo, estão em fase final de implantação cerca de 300 quilômetros de rede coletora, oito estações elevatórias (bombas), entre outros equipamentos.

“Uma obra dessa magnitude naturalmente traz alguns transtornos para a população, mas garantimos que os locais onde houve intervenção e ainda não foram recuperados vão ser corrigidos dentro do prazo mínimo possível”, disse o superintendente de obras da Embasa, Paulo Magalhães.

Com recursos de aproximadamente R$ 105 milhões, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Feira de Santana vai beneficiar 35 mil famílias. Dividido em duas bacias – Subaé e Jacuípe –, o sistema atenderá 25 bairros da cidade. Com essa ampliação, a cobertura de atendimento com esgotamento sanitário em Feira passará dos atuais 40 para 80%.