A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), por intermédio da Superintendência de Apoio e Defesa de Direitos Humanos, promove nesta quarta-feira (24) e na quinta (25), em Maragogipe, no Recôncavo baiano, um curso sobre Capacitação de Multiplicadores para Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Com 16 horas de duração, o curso será ministrado na Casa de Cultura da cidade. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Promoção de Políticas para Pessoas Idosas, da SJCDH, e treina profissionais para atuarem no combate à violência, negligência, abuso e maus-tratos às pessoas mais velhas.

As aulas serão ministradas pela gerontóloga e coordenadora do Núcleo, Tânia Maltez, e abordarão temas como Envelhecimento Humano, aspectos demográficos e epidemiológicos; Legislação sobre a pessoa idosa e Violência, abuso e maus-tratos contra a pessoa idosa.

Homenagem
Durante o curso, o prefeito do município de Maragogipe e outras autoridades locais, farão uma homenagem póstuma a Gilson Costa, ex-presidente da Casa do Aposentado da Bahia, que faleceu no último dia 5, em Salvador. Familiares do homenageado e o presidente do Conselho Municipal do Idoso também foram convidados, além de representantes dos municípios de Cachoeira, São Félix, Santo Amaro da Purificação, Vera Cruz e Governador Mangabeira.

O curso é continuação de um projeto de 23 capacitações distribuídas pelos Territórios de Identidade do Estado, abrangendo municípios agrupados a partir de características sociais, econômicas, culturais e geo-ambientais. Do total das capacitações, seis aconteceram em Salvador no ano de 2008. O objetivo é atender a todos os municípios que compõem os territórios, levando em consideração os que tenham melhor acesso e infraestrutura. Até hoje, já foram realizadas capacitações em 18 municípios, sendo formadas 607 pessoas, que atuam na Rede de Proteção à Pessoa Idosa.