LOCAL: Fundação Antônio Almeida e Silva, no município de Ipirá, território de identidade Bacia do Jacuípe, a 209 quilômetros de Salvador.
DATA: 27.11.10 (sábado)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: cerimônia de certificação de 701 jovens qualificados profissionalmente pelo Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha) executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CERTIFICAÇÃO: essa é a maior turma formada pelo Trilha/Setre em 2010. Os jovens que receberão os certificados são dos municípios de Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Lapão, Sobradinho e Xique-xique.

CURSOS: esses jovens tiveram a oportunidade de escolher dois modelos de cursos oferecidos, gratuitamente, pelo Governo do Estado. Um com 350 horas, nas áreas de Administração, Turismo e Hospitalidade, Transporte, Alimentação, Pesca e Piscicultura, Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida, Esporte e Lazer; e outro, com 600 horas, em Construção Civil (pedreiro, pintor e eletricista), Metal Mecânica (soldagem, caldeiraria e ferramentaria) e Telemática (Help Desk e Telemarketing).

PROGRAMA: o Trilha-Setre oferece cursos de qualificação profissional visando à inserção de jovens no mercado de trabalho e envolve ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social. O programa é executado com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), por entidades contratadas via edital. Os beneficiados são jovens entre 18 e 29 anos, pertencentes às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. O foco de inserção é no emprego formal, no autoemprego (empreendedorismo) e na economia solidária. Como ajuda de custo para acompanhar as aulas, eles recebem uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 100.

BALANÇO: até o final de outubro, 3.695 jovens, de 33 municípios, foram certificados pelo Trilha-Setre. Mais 3.841, de 45 municípios, também receberão a certificação até o final do ano. Além disso, outros 1.170 jovens começarão a qualificação ainda em 2010.

IPIRÁ: com 3.024 quilômetros quadrados de extensão, sua população está estimada em 61.439 habitantes. A cidade foi emancipada em 1855 e atualmente a prefeitura é comandada por Antônio de Sá.