O público que lotou na noite desta segunda-feira (29) o Teatro do Isba para ver a exibição do Coral Canto de Todo Lugar, formado por 30 servidores das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento e Combate à Pobreza (Sedes), aplaudiu de pé a apresentação do grupo, regido pelo maestro Magno Aguiar.

O sucesso conquistado por esses coralistas levou a Setre a reunir o conjunto dos servidores e familiares para que, juntos, pudessem apreciar a qualidade, beleza e vibração contagiante do “Canto de Todo Lugar”, que não deixou por menos e fez um bom espetáculo artístico.

Para Ametista Nunes, poetisa, a apresentação foi excelente. “Muito bonito ver esse espetáculo, principalmente num momento de falta de esperança. Foi uma alegria vivenciar isso”. Ela chama atenção à plasticidade do show, o resgate que é feito da história da música. “A Setre está de parabéns”.

Marcante
Priscila Andreata, outra convidada, considerou o espetáculo do grupo sensacional. “É bom ver uma apresentação como essa, onde o lúdico é tão valorizado. É legal perceber a integração, a harmonia e a participação de todos!”. Na platéia, vendo a mãe se exibir no palco, Osvaldo Luz Sacramento, filho da coralista Aidilma, disse que o espetáculo foi marcante. “A música mexe com a emoção. E quando essa música vem de pessoas tão próximas a nós, a emoção é ainda maior, diz com olhos molhados”.

No final da apresentação, os convidados falavam quase como se fosse um mantra: “A iniciativa foi fantástica e original. Proporcionar aos servidores a oportunidade de cantar num teatro, com iluminação e figurino superou todas as expectativas. Foi um verdadeiro show de tão maravilhoso”.

História
Criado em 2004, o coral faz constantes apresentações de sucesso em festivais estaduais, nacionais e internacionais de coros com apresentações em Natal, Recife, Aracaju e Minas Gerais. Recentemente participou do Festival Internacional de Corais 2010, realizado em Minas Gerais. Além dos corais das mais diversas partes do Brasil, participaram do festival mineiro grupos da Venezuela, Equador e Itália.

Integração artística
O grupo baiano foi aplaudido de pé, na Academia Mineira de Letras, no Teatro de Opera de Sabará e no Teatro Municipal de Ouro Preto, dentre outros lugares públicos. Brilhou, ainda, entre as “estrelas” das mais diversas partes do Brasil e de países como a Venezuela, Equador e Itália. O coral Canto de todo Lugar se apresentou em Belo Horizonte e nas cidades de Ouro Preto e Sabará. No total foram 10 apresentações.

Para enriquecer suas apresentações, o Coral Canto de Todo Lugar usa figurinos e iluminação especiais e realiza performances para cada canção executada, o que agrada em cheio ao público apreciador, entusiasta e amante da boa música.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Setre, Ana Maltez, responsável pelo grupo musical, a proposta do coral é integrar a música às diversas manifestações artísticas, tais como dança, teatro e artes plásticas, numa postura performática e alegre, privilegiando o melhor da MPB.

“Ao levar a música às platéias mais variadas e as mais distantes, fazemos esta ação por amor e não como meio de vida”, diz Ana, que considera a participação do coral em encontros, seminários e festivais, como “algo fundamental na troca de experiências com outros corais e na melhoria da qualidade de vida do próprio servidor, que se sente motivado ao cantar”.

O Canto de todo Lugar apresenta um repertório diversificado, composto por músicas de Paulinho da Viola, “Sinal Fechado”, Riachão, “Vá Morar com o Diabo” – uma homenagem do Coral aos sambistas da Bahia -, e Sidney Magal, com a música Sandra Rosa Madalena. Para enriquecer ainda mais as apresentações, o coral vai contar com figurinos e iluminação especiais.