Neste final de semana (27 e 28), o Instituto Mauá volta a armar suas barracas no Jardim dos Namorados para a 109ª edição da Feira Baiana de Artesanato. O evento reúne 100 barracas com uma amostra da produção artesanal de Salvador e cidades do interior, incluindo a arte indígena e de comunidades remanescentes de quilombolas.

São opções para todos os gostos – e bolsos. Das bijuterias e biojoias, aos decorativos e utilitários de cerâmica; de roupas, bolsas e calçados, às esculturas e miniaturas em metal, madeira, vidro e cabaça; das colchas e almofadas de bordados, aos tapetes e vasilhames de cestaria e trançado. Utilidades do lar, brinquedos educativos, instrumentos musicais, mandalas, peças de couro, artesanato mineral, reciclagem e criações a partir do aproveitamento de materiais completam a variedade de produtos, que destacam o talento e a criatividade dos artesãos baianos.

A feira conta também com uma praça de alimentação, reunindo 20 barracas com as iguarias típicas da culinária regional. O espaço abriga um palco com atrações musicais gratuitas das 18 às 21h.

E a cozinha baiana é atração principal também às sextas-feiras, no evento Delícias do Porto, promovido pelo Mauá no Largo do Porto da Barra, com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. São dez barracas comercializando desde xinxim, caruru, feijoada, maniçoba, sarapatel e mininico, aos quitutes à base de carne-de-sol, espetinhos, beijus recheados, caldos, pastéis fritos na hora, tortas e bolos.

O ‘Delícias’ segue até 17 de dezembro, com retorno após as festas de fim de ano. A feira de culinária começa às 13h30 e segue até 21h30, com direito a forró pé-de-serra a partir das 18h. Já a Feira Baiana de Artesanato contará com nova edição nos dias 4 e 5 de dezembro, sempre das 16 às 21h, no já tradicional ponto de comercialização do artesanato baiano, na Pituba.