O Instituto do Meio Ambiente (IMA), por intermédio da Coordenação de Gestão da Informação (Coinf) e da Coordenação de Gestão de Pessoas (CORHU), realiza até esta quinta-feira (11), o curso de Geoprocessamento, com a participação dos técnicos do órgão, que atuam no interior do estado, e de peritos do Departamento de Polícia Técnica, que solicitaram a participação.

Segundo o instrutor Joseval Almeida, a qualificação em Geoprocessamento é muito importante para as atividades desempenhadas pelos peritos que atuam na área ambiental. Anderson Menezes Maia, que atua na coordenação de perícias de crimes contra o meio ambiente, diz que o curso é bastante instrutivo e será proveitoso para a coordenação e os trabalhos de perícia. “O treinamento está sendo de forma bem prática e objetiva e terá muita aplicabilidade para o nosso trabalho”.

Durante o treinamento são apresentados os softwares utilizados na inspeção em campo e no escritório – o GPS Track Maker (software de auxilio a navegação com GPS), o GVSIG (ferramenta para gerenciamento e análise de dados geográficos), e o GEOBAHIA (Sistema Georreferenciado de Gestão Ambiental, que possibilita a análise de informações ambientais e socioeconômicas georreferenciadas).

No próximo curso, entre os dias 14 e 16 de dezembro, já estão com presença garantida, técnicos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que também requisitaram a participação na qualificação em Geoprocessamento.