Entre esta sexta-feira (12) e segunda-feira (15), o calor e a alta umidade irão manter o céu encoberto e chuvoso em grande parte da Bahia. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), essa previsão é decorrente da massa de ar quente e seca que vem atuando no Nordeste brasileiro e começa a perder força, favorecendo essa elevação nos índices de umidade e ocorrência de chuvas em grande parte dessa região.

Céu com poucas nuvens e ocorrência de chuvas fracas é a previsão para a capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS) neste feriadão. Essas chuvas poderão ocorrer com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 21ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

Nas regiões sul, sudoeste, do São Francisco e oeste do estado, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Nessas áreas há também possibilidade de ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas. Já nas regiões da Chapada Diamantina, norte e nordeste, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas.

Com a ocorrência dessas chuvas, as temperaturas devem ficar mais amenas em praticamente todo o território baiano, onde as máximas devem oscilar entre 28°C e 32°C.

Ainda assim, podem ser registradas temperaturas elevadas em algumas áreas das regiões oeste e norte, com valores chegando aos 34°C. Apenas nas áreas serranas da Chapada Diamantina devem ocorrer as menores temperaturas, com mínimas de até 19°C.

Entre sexta e segunda-feira, a maré alta deve atingir valores entre 1,3 e 1,9 metro de altura, em torno das 8h30 e 20h30, enquanto que a maré baixa deve atingir entre 0,6 e 1 metro, em torno das 2h30 e 14h30. As ondas devem ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índices de radiação ultravioleta
Neste feriadão, a previsão está indicando que os índices de radiação ultravioleta devem permanecer com intensidade extrema, com valores oscilando entre 12 e 13, em praticamente todo o Nordeste brasileiro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa categoria de intensidade exige cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h.

Assim, recomenda-se usar filtro solar, boné, óculos escuros e roupas leves. Esses cuidados são imprescindíveis para prevenir danos em longo prazo, como câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.