O serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) prevê a continuidade da chuva nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul da Bahia, neste final de semana. O céu estará nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas, podendo também ocorrer eventos isolados de chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas. Na última semana, as cidades de Caetité, Vitória da Conquista e Santa Rita de Cássia se destacaram com os maiores índices pluviométricos do estado, chegando a atingir 66,4 mm.

Para Salvador e região metropolitana a previsão para o período entre esta sexta e domingo (19 a 21), é de céu com poucas nuvens e ocorrência de chuvas fracas, que serão mais frequentes durante à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 21ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

As condições do tempo no oeste, São Francisco, sudoeste e no sul são causadas por uma frente fria, que avança pelo Sudeste brasileiro e o sul da Bahia, associada à umidade vinda da Amazônia, deixando o céu encoberto e chuvoso em toda a faixa centro-sul e oeste do estado. Essas chuvas também amenizam as temperaturas nessas regiões do Estado, onde suas máximas deverão oscilar entre 29°C e 31°C.

mapa
No restante da Bahia, permanece a ocorrência da massa de ar quente e seco, que já vem atuando há algumas semanas. A previsão para essas regiões é de céu parcialmente nublado e com chuvas fracas na Chapada Diamantina, norte, nordeste e Recôncavo. Nessas áreas também serão registradas as temperaturas mais elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C. Mas em algumas localidades da Chapada Diamantina, a exemplo das áreas serranas, estão previstas as menores temperaturas, com mínimas chegando aos 19°C.

Maré
Nos três dias, a maré alta deverá atingir valores de 1,9 a 2,3 metros de altura, em torno das 2h30 e 14h30, e baixa, valores entre 0,2 e 0,5 metro, em torno das 8h30 e das 20h30. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 1,5 m.

Radiação Ultravioleta
A previsão está indicando que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer com intensidade Extrema, com valores oscilando entre 12 e 13, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa categoria de intensidade exige cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários entre 10 às 16h. Com isso, recomenda-se usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, cuidados imprescindíveis para prevenir danos em longo prazo como câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.