O município de Jequié sedia, na próxima segunda-feira (29), o 1º Seminário de Controle e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O evento será realizado no auditório da 13ª Diretoria Regional de Saúde, a partir das 8h30, reunindo técnicos que trabalham no Programa Vigiágua e secretários de Saúde dos 25 municípios que compõem a regional.

A finalidade do seminário é sensibilizar os gestores do compromisso de cumprimento da Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, quanto à vigilância da qualidade da água que as pessoas consomem, implantação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) e o compromisso do fornecimento de água tratada para as comunidades rurais dos municípios envolvidos.

No encontro serão avaliados e discutidos vários temas inerentes à água sob os olhares de instituições públicas como a Embasa, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), o Ministério Público e as vigilâncias sanitária e epidemiológica do estado. Um dos temas que será discutido é “Água Tratada e com Qualidade, Direito do Cidadão, Dever do Estado”.