Avaliar a política de Atenção Básica do Estado de 2007 a 2010 e definir perspectivas para o período de 2011 a 2014. Este foi o objetivo do encontro entre técnicos e gestores da Diretoria da Atenção Básica (DAB) e coordenadores da Atenção Básica das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), iniciado na quarta-feira (10) e encerrado nesta sexta-feira (12).

Essa foi a primeira etapa da avaliação da política, que acontecerá em 12 etapas, com a realização de oficinas regionais entre os dias 22 deste mês e 7 de dezembro, quando os técnicos da DAB irão se reunirão com coordenadores municipais da Atenção Básica e com secretários municipais de Saúde. Durante os próximos encontros regionais serão discutidas as perspectivas para o período de 2011 a 2014 e avaliado o desenvolvimento da política de Atenção Básica nos municípios baianos.

Saúde da família
Para o diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, esta é uma forma coletiva de se construir melhores propostas para a estratégia de saúde da família no estado. “Os profissionais das Dires consideraram acertado essa avaliação em conjunto, definindo como resultado principal a necessidade de se dar continuidade ao projeto estratégico que está em execução”, disse Ricardo Heinzelmann.

O diretor conta ainda que a Bahia foi o terceiro estado do país que mais expandiu em saúde da família neste período.
Segundo os dados levantados pela DAB entre dezembro de 2006 e setembro de 2010, foram implantadas 510 novas equipes de Saúde da Família, ampliando o acesso para cerca de 1,76 milhão de pessoas, que antes não eram beneficiadas com serviço de saúde próximo à sua casa.

No mesmo período, foram incorporados cerca de dois mil Agentes Comunitários de Saúde, ampliando o acesso para mais de um milhão de pessoas. A cobertura de ACS, atualmente, está em 82,43% da população, beneficiando quase 12 milhões de pessoas.

Ainda com o objetivo da expansão do Programa de Saúde da Família, entre 2007 e setembro de 2010, foram construídas 310 unidades de saúde da família, 43 foram reformadas e 139 estão com obras em andamento.