O Governo do Estado da Bahia publicou no diário oficial desta sexta-feira (12) a desapropriação da área vizinha à Maternidade Climério de Oliveira (MCO), que será doada à unidade para a construção de um prédio hospitalar onde será implantado o Instituto de Saúde e Assistência da Mulher e da Criança Climério de Oliveira.

O Instituto será destinado ao atendimento integral à saúde da mulher, com atendimento em especialidades como ginecologia, mastologia e obstetrícia. A diretora da MCO, Mônica Neri, explica que a pretensão é que no instituto seja oferecida atenção integral à saúde da mulher com atendimento desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, até o tratamento. “Queremos oferecer desde o atendimento básico até o de maior complexidade, dispondo das especialidades voltadas para a mulher e para a criança”, disse a diretora.

Centralizar atendimento
Segundo Mônica Neri, a doação é de extrema importância, uma vez que o prédio que abriga a maternidade é centenário e não comporta ajustes para oferecer mais serviços. Ela lembra que sendo o espaço do lado na maternidade, não haverá a necessidade de a unidade mudar de local. “Podemos centralizar o atendimento em um único lugar e sem ter que sair de onde a maternidade está instalada atualmente”.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) será a responsável pelos atos administrativos e judiciais, com vistas à efetivação da desapropriação de que trata o decreto, e a imitir-se na posse respectiva, providenciando a liquidação e o pagamento das indenizações.

Centenária
A Maternidade Climério de Oliveira completou 100 anos no último dia 30 de outubro. Atualmente, a unidade realiza cerca de 300 a 400 partos por mês. Para comemorar a passagem do centenário será realizada uma solenidade no dia 10 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Durante o evento, o governador do estado Jaques Wagner vai fazer a entrega oficial do terreno à maternidade. “É uma alegria muito grande por este presente que o estado, através da Sesab, está dando à maternidade”, declarou Mônica Neri.

Ainda como programação comemorativa, no período de 6 a 9 de dezembro serão feitas atividades alusivas ao centenário da MCO. No dia 6 será realizado um seminário sobre gestação de alto risco. No dia 7 será inaugurada a sala de telemedicina e nos dias 8 e 9 de dezembro acontecerá o encontro das maternidades públicas federais de ensino.