A única Escola de Administração do Exército (EsAEx) do País ganhou na noite desta sexta-feira (12) mais 59 oficiais. São 19 mulheres e 40 homens, que passam a partir de agora a exercer o cargo de primeiro-tenente do quadro auxiliar de oficiais.

Os  formandos da turma, que recebeu o nome Bicentenário Brigadeiro Sampaio, concluíram o curso em Salvador. O primeiro colocado, primeiro-tenente Neimar Andrei dos Santos, foi homenageado pelo governo da Bahia e recebeu a espada das mãos do coronel Expedito Barbosa, chefe da Casa Militar, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade.

Os novos oficiais foram escolhidos por meio de concurso público e irão atuar em diversas áreas de conhecimento.

De acordo com o coronel Expedito, a EsAEx (que passará a se chamar Escola de Formação Complementar do Exército) forma para todo Brasil oficiais do quadro complementar. “É uma honra para a Bahia e um ato que reforça o compromisso com a defesa e segurança do país”, afirmou.

“É a única escola militar, que forma oficiais de carreira, não-localizada no eixo Rio-São Paulo. O estado é privilegiado por ter uma escola de formação em seu território”, acrescentou o coronel Heitor Bezerra, comandante da EsAEx.

Ele revelou que no próximo ano, a instituição vai ampliar seus cursos, com a inserção de profissionais da área de odontologia e farmácia, aumentando o efetivo de 1.500 oficiais do quadro complementar.

Sonho concretizado 
O primeiro-tenente e contador Neimar já sabe que vai atuar na diretoria de Auditoria, em Brasília. “Esse sonho de vida se concretiza hoje. Vou colaborar com esta instituição, que goza de tanta credibilidade. A atuação do Exército me inspirou bastante”, disse.

Com a conclusão do curso, os oficiais serão transferidos para organizações militares situadas em diversos estados do território nacional.

Histórico 
A EsAEx, criada em 1988, é um estabelecimento de ensino que tem como objetivo preparar recursos humanos para o Exército Brasileiro, nas áreas de administração, ciências contábeis, direito, magistério, informática, economia, psicologia, veterinária, enfermagem e comunicação social.