Considerado um dos bairros mais populosos da capital baiana, onde vivem mais de 100 mil habitantes, Pernambués conta, a partir desta quinta-feira (25), com uma reestruturação da segurança pública, devido à extensão do programa Ronda no Bairro para a região, cujo objetivo é aproximar cada vez mais a polícia da população.

Por conta da numerosa população e da grande oferta de serviços que as pessoas têm acesso (transporte coletivo, hospitais, supermercados, farmácias, entre outros), o bairro teve um planejamento específico de policiamento, sendo pensado de forma setorializada.

Os grupos de policiais militares irão trabalhar para identificar os problemas locais, atendendo à comunidade 24 horas por dia. Para diminuir o tempo de resposta a um chamado, a área foi dividida em quatro setores. O primeiro abrange Pernambués; o segundo, Jardim Brasília; o terceiro, Resgate; e o quarto, a Estação Rodoviária de Salvador.

Redução da violência 
O modelo prioriza a melhoria do serviço. Com isso, a região ganhou o reforço de mais quatro viaturas equipadas, cada uma, com celular, que foram incorporadas ao efetivo da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués). Com o policiamento ostensivo, o programa vem atuando em zonas com altas taxas de violência, como os bairros Tancredo Neves, Subúrbio Ferroviário e Pau da Lima. Além da capital, o programa amplia a segurança pública em municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Estado, César Nunes, desde o lançamento do ‘Ronda no Bairro’, em 2008, houve uma redução da criminalidade e dos índices de violência. “Aumentamos a capacidade do programa na região e é isso que vamos fazer em toda Salvador e nas grandes cidades do estado”, afirmou o secretário, destacando a implantação de uma filosofia de polícia comunitária, para que haja interação entre a comunidade e os setores da segurança.

Solicitação pelo 190 
Dona de uma barraca de zinco, na Avenida Tomaz Gonzaga, há 10 anos, a comerciante Vera Cristina fica mais aliviada ao saber que o policiamento será reforçado. Ela se diz preocupada com a violência nas baixadas no final de linha, na Avenida Hilda, onde há queixas diárias dos colegas. “Meninos roubam durante o dia. Os comerciantes de lá não conseguem mais trabalhar em paz”, revela.

Para o comandante-geral da PM, Nilton Mascarenhas, o serviço poderá ser solicitado pelo número 190, para qualquer atendimento de ocorrência. Cada viatura terá um adesivo, identificando o setor de atuação. “Todos os policiais passaram por um curso, terão metas a cumprir e serão acompanhados de perto. O objetivo é promover uma harmonia entre a instituição e população”.

Operação Saneamento 
Ainda na manhã desta quinta-feira (25) foram apresentados pela Secretaria da Segurança Pública, os resultados da Operação Saneamento deflagrada na madrugada pelas polícias Civil e Militar, em parceria com a Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), em Pernambués, para cumprir 16 mandados de busca, apreensão e prisão.

Durante a operação, seis pessoas foram presas, todas ligadas ao tráfico de drogas, aliciamento de menores, porte ilegal de arma e assaltos a instituições financeiras. Entre as apreensões estão uma metralhadora de 9 mm e três revólveres calibre 38. Foram apreendidas também uma quantidade pequena de cocaína, crack e maconha. Tudo através de informações obtidas pelo Disk Denúncia – (71) 3235-0000.

Publicada às 11h30
Atualizada às 15h55