Algumas ideias simples podem transformar a vida de uma comunidade. Uma máquina que permite a retirada da fibra do sisal sem risco de ferir as mãos dos trabalhadores, a escola científica que busca formar cidadãos mais conscientes no semiárido ou ainda centros digitais de cidadania que passam a ter atividades de promoção da autoestima de jovens, mulheres, idosos ou trabalhadores rurais que veem nos computadores um instrumento de revolução.

Tudo isso e muito mais são exemplos de tecnologias sociais que estão no segundo programa Todo Mundo Quer Saber, que vai ao ar neste sábado (27), às 11h, na TVE Bahia. A série de quatro programas é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Cultura (Secult), através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e é produzida pela Casa do Verso.

Dirigido pelo jornalista e documentarista Antônio Pastori, o programa foi em busca de inventores populares, líderes comunitários e pesquisadores para conhecer experiências que já trazem resultados concretos e que podem ser usadas como exemplos em outras partes da Bahia.