A partir da próxima segunda-feira (15), prosseguindo até o dia 27 deste mês, a II Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil visita onze municípios da Bacia do Rio Corrente, com dois objetivos – mobilizar a sociedade para a o problema e formalizar um compromisso com os gestores municipais de pensar ações estratégicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, alocando recursos orçamentários para esse fim.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade estavam trabalhando no País em 2009. Conforme a PNAD, a Bahia é um dos estados que, pela sua dimensão territorial e populacional, apresenta a 5ª colocação, com 281.427 crianças trabalhadoras.

A Bahia foi escolhida como estado pioneiro pelo governo federal no enfrentamento do trabalho infantil e o Ministério de Combate à Fome está capacitando gestores de 18 municípios, integrantes do Território do Semiárido Nordeste II, por onde a I Caravana Estadual percorreu, em 2009. O Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Bahia é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, por intermédio da Superintendência de Assistência Social.

A ação acontece em parceria com o Comitê de Gestão do Pacto Um Mundo para a Criança e Adolescente do Semiárido, a Agenda Bahia do Trabalho Decente, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), a Unicef, a Ufba, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Ministério Público, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Fundacentro, entre outras instituições.

O objetivo é mobilizar o Estado para reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho. A caravana servirá como importante instrumento de articulação e mobilização para o combate ao trabalho infantil na região que não tem implantado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Roteiro da caravana
Dia 16 – Cocos
Dia 17 – Coribe
Dia 18 – Jaborandi
Dia 19 – Santa Maria da Vitória (manhã) e São Felix do Coribe (tarde)
Dia 22 – Correntina
Dia 23 – Canapolis
Dia 24 – Santana
Dia 25 – Serra Dourada
Dia 26 – Tabocas do Brejo Velho (manhã) e Brejolândia (tarde)